A Realização de um diagnóstico na empresa serve para obter uma visão global da situação da empresa, detectando possíveis problemas, falhas ou ineficiência na gestão organizacional.
Uma empresa é um sistema único, onde os processos, os departamentos e as pessoas devem estar trabalhando de forma integrada na busca dos objetivos organizacionais. Qualquer falha nesse sistema prejudica a eficiência e a eficácia da gestão empresarial.
Pequenas falhas geralmente não são percebíveis no dia-a-dia das organizações. Porém, com o tempo, essas pequenas falhas se tornam um somatório de problemas que vem a prejudicar todo sistema produtivo da empresa.
O diagnóstico serve para identificar o que tem que ser aplicado ou melhorado na empresa. É por meio de técnicas e metodologias específicas que as reais necessidades de mudança na empresa serão detectadas, com o propósito de melhoria na eficiência do trabalho.
Segundo Block (2001), diagnóstico consiste em pesquisar os recursos, os resultados, as políticas e os padrões de conduta de uma realidade visando identificar forças e fraquezas e problemas-chave que interferem no desempenho e/ou desenvolvimento da organização.
Ainda de acordo com Blok (2001), alguns dos objetivos do diagnóstico seriam restaurar uma situação deteriorada, melhorar a situação existente e criar uma situação nova.
Nesse sentindo, pode-se destacar a importância do papel do consultor no processo de diagnóstico empresarial.
Segundo Oliveira (2009), a consultoria empresarial é um processo interativo externo à empresa, a qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle da situação.
Oliveira (2009) identifica o profissional de consultoria empresarial como o agente de mudança capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionar, proativa e interativamente, com os diversos fatores do ambiente empresarial.
O consultor empresarial, ao fazer o diagnóstico para a empresa-cliente, está colaborando com seus conhecimentos, habilidades e experiências, em fazer um retrato da situação atual da empresa e detectar possíveis desalinhamentos com o retrato futuro estipulado no planejamento estratégico da empresa.
A importância do diagnóstico para a realização do trabalho de consultoria é crucial para detectar os reais problemas existentes na organização, assim como, determinar o plano de ação a ser executado pela empresa.
BLOCK Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo. Makron, 2001
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia, prática. São Paulo: 8ª ed. Atlas, 2009. 209 p.