Encontrei esse vídeo de Kotler e resolvi compartilhar aqui no blog. Segundo Kotler, estudamos o comportamento racional do consumidor numa era baseada em técnicas administrativas e estudos econômicos. Ele menciona que o consumidor de hoje tem um comportamento emocional e, para acompanhar os estudos de marketing, os profissionais devem mudar de perspectiva: do racional para o emocional.
Por meio desse vídeo, creio na importância das análises qualitativas das informações de mercado. Somado a isso, coloco em destaque o papel do profissional de Inteligência de Mercado e, principalmente, o da mulher.
Como é da natureza feminina a sensibilidade, os detalhes e a capacidade de lidar com diversos acontecimentos, as mulheres estão ganhando papel importante no que tange o "Marketing das Emoções".
Como a mulher escolhe um carro, uma roupa ou um simples batom?
Passamos pela era do foco no produto para o foco do cliente (da mente do cliente) e agora estamos na era da emoção do cliente. E nada melhor que uma mulher para perceber as emoções que um produto poderá oferecer ao cliente.
E essas tais emoções? Elas são caracterizadas pela era social em que vivemos atualmente. Hoje, as pessoas se comunicam por redes socias, compartilham crenças e dão um "curtir" naquilo que provocam seus sentimentos. É a reprodução das emoções.
Os produtos comprados geram sensações e isso se multiplica com a necessidade de compartilhamento das redes sociais.
E esse espírito emocional passa da comunidade para o indivíduo e desse para suas comunidades relacionadas e assim por diante.
Do simples batom, para a simples qualidade, agora as mulheres buscam sensações.: sedução, poder, elegância, etc...
A compra de um carro proporciona a satisfação da realização de uma emoção: aventura, poder, agilidade, etc...
Até a roupa que já foi um artigo de necessidade e de conforto, passa a ser vista como peças de sensações: poder, elegância, estilo, etc...
Então o novo Marketing, o "Marketing Emocional" surge para valorizar cada vez mais não só a análise qualitativa, mas também a profissional de Inteligência de Mercado.
E agora penso em um novo assunto: como criar indicadores para o "Marketing Emocional"?
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