sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Empresa do Novo Milênio

Agenda
• A Vida das Corporações na Nova Economia
• Arquitetura Organizacional
• Cultura
• A Era do Conhecimento
• O Trabalho e as Pessoas
• Ética
• O Papel do Líder
• A Empresa e a Sociedade
• A Sociedade do Futuro 20 - 25 anos

A Vida das Corporações na Nova Economia
• Ambiente instável;
• Mudanças constantes: Avanço tecnológico e Globalização;
• Ênfase no relacionamento com os stakeholders - busca do equilíbrio;
• Ter visão de toda a sua cadeia de valor - produção até relacionamentos internos e externos;
• A empresa tem que ser grande e pequena ao mesmo tempo - competitividade e colaboração;
• Transparente - divulgar suas práticas - confiança interna e externa;
• Propiciar ambiente para inovação;
• Reuniões constantes sobre assuntos diversos: aumentar a eficiência na tomada de decisão.

Arquitetura Organizacional
• Escritório flexível - agilidade;
• Tamanho do escritório de acordo com a utilidade;
• Ambientes comuns para disseminar a cultura, a disciplina;

Cultura
• Para aproveitar oportunidades, a gestão tem que entender normas, crenças, valores e visão da organização;
• Os valores estão agregando na busca por resultados?

A Era do Conhecimento
• O que é Dado, Informação e Conhecimento?
• Conhecimento é para inovar, mudar processos, criar valores e lucrar com ele;
• Criar uma cultura de aprendizado;
• Deve-se desenvolver políticas de geração do conhecimento, inovação e retenção de talentos;
• Deve-se valorizar a criatividade;
• Saber usar a informação;
• Educação continuada.

O Trabalho e as Pessoas
• Trabalho tem que ser prazeroso, ter significado e crescimento pessoal;
• “Quando as pessoas estão engajadas em projetos criativos ou de soluções de problemas, tendem a aparecer em todos os encontros, a pensar no projeto em suas horas de descanso e a investir vastas somas de energia física e mental.” Comprometimento e Motivação;
• As pessoas estão dispostas a trabalhar duramente, mas não às custas da vida pessoal;
• Buscar equilíbrio: família, trabalho, lazer.

Ética
• O que é ética? Padrão de conduta e julgamento moral.
• Trata-se de uma ação arbitrária ou não? Aponta de forma injusta para um indivíduo ou grupo?
• Viola a moral ou os defeitos legais de algum indivíduo ou grupo?
• Existem cursos alternativos de ação que teriam menos probabilidade de causar dano real ou potencial?

O Papel do Líder
• Apoiar e dar liberdade para criar;
• Promover mudanças;
• Quebrar Paradigmas;
• Comunicar, Escutar, Instruir, Estar disponível;
• Imaginar possibilidades fora das categorias convencionais;
• Aproveitar o potencial dos funcionários;
• Permitir que seus subordinados se desenvolvam;

A Empresa e a Sociedade
• Responsabilidade Social, cidadania e gestão ambiental;
• Planejamento Estratégico;
• Comprometimento das pessoas;
• A cidadania corporativa tem que fazer parte da filosofia da empresa.

A Sociedade do Futuro: 20 - 25 anos
• Rápido crescimento da população idosa e acelerado encolhimento da população jovem;
• Trabalho após 75 anos - Saúde;
• Pessoas mais velhas e instruídas poderão optar em continuar a trabalhar como prestadores de serviço temporário;
• Pessoas não serão recursos - Serão ativos;
• Mudança no horário de trabalho -trabalhos temporários - trabalho à distância;
• Mudança na remuneração: por resultado, por tarefa;
• A tecnologia da Informação permitirá a disseminação do conhecimento;
• A competitividade será global: Internet possibilita informação em qualquer lugar do mundo;
• As empresas terão estratégias globais;
• O trabalho exigirá a aplicação prática do conhecimento formal;
• O tecnólogo do conhecimento será a força política e social dominante (no passado: operário manual era a força de trabalho) No futuro, o status será pelas relações na sociedade;
• Os tecnólogos do conhecimento serão profissionais (não mais trabalhadores) : importância não está na hierarquia;
• O trabalho será bem realizado por ambos os sexos;
• Os profissionais do conhecimento trabalham na organização, mas não pertence a ela - Trabalham em função do seu conhecimento;
• O conhecimento se tornará absoleto num curto período de tempo: necessidade de educação continuada;
• O conhecimento não pode ser herdado, é adquirido por qualquer um. O sucesso é para todos;
• Emprego não é um meio de sobrevivência, mas a sua vida;
• A empresa precisa se transformar em um agente de mudança - é inútil tentar implantar inovações numa empresa tradicional;
• As políticas de RH têm que alcançar todos que trabalham para a empresa - funcionários fixos ou não;
• O RH será único e ditará as diretrizes para todas as filiais mundiais;
• O fracasso: Aquele que não tiver uma posição social vantajosa irá se sentir fracassado: tem que ser reconhecido pela sociedade;
• As empresas mais digitalizadas são aquelas cujos círculos encontram-se melhor ligados por sistemas digitais;
• O auto grau de digitalização demonstra melhor performance, principalmente em época de crise. Tudo flui mais rápido e a mudança é virtual. É estar preparado virtualmente para cenários mutantes.

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