sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Razões e Fracassos nos Processos de Fusão e Aquisição

• Um dos principais motivos que tem levado as empresas ao fracasso nos processos de fusões e aquisições é a falta de clareza das razões estratégicas. A má formulação e o mau entendimento das razões estratégicas também inviabilizam uma justa negociação e uma boa integração.

• A falta de racionalidade na fase de negociação é também considerada um problema, pois impede uma correta avaliação do negócio, podendo sobre-valorizar os benefícios do mesmo.

• A não participação dos profissionais de Recursos Humanos nos processos de fusão e aquisição é um fator de fracasso em muitas empresas no que diz respeito à gestão de pessoas. Deve-se buscar compreender os impactos resultantes de culturas e políticas diferentes e ajustá-las à nova realidade.

• Um item responsável pelas falhas na fase de implantação é a falta de foco na execução do plano, que prejudica o alcance das metas.

• Na fase de integração, a falta de uma comunicação clara e de uma liderança forte dificulta a administração nos momentos de incertezas e gera muita ansiedade. Os líderes precisam comunicar, de uma forma transparente, a visão estratégica da nova empresa e motivar as pessoas para canalizarem suas energias na direção desejada.

• Ainda na fase da integração, toda empresa deve estar envolvida no processo de mudança, principalmente os gerentes de linha, pois são eles que disseminarão a nova cultura e perseguirão as metas estabelecidas. A falta de preparação do terreno é um motivo de fracasso.

• Outro fator que deve ser evitado é a não sintonia entre o planejamento de integração e as razões estratégicas previamente determinadas, no processo de fusão e/ou aquisição.

• A não preocupação com os objetivos de curto-prazo - a redução de custo, a consolidação de funções administrativas e as vendas de negócios não essenciais - que geram resultados rápidos para os acionistas, impede que as organizações atinjam os de longo-prazo.

• A implantação de qualquer fusão e/ou aquisição será prejudicada se as equipes de trabalho não forem formadas com pessoas qualificadas e bem preparadas.


BARROS, Betania Tanure: O Encontro das Culturas Organizacionais, In: Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário