segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resenha do Artigo "Gerenciamento de preços em empresas de pequeno porte por meio do custeio variável e do método de monte carlo"



 
AUTORES DO ARTIGO
Autores Robson Zuccolotto Érico Colodeti Filho


Resenha 

Introdução

O ambiente de negócio nos últimos anos se tornou mais competitivos. A concorrência aumentou, a variedade de produtos é enorme, a demanda está maior e, na busca pelo sucesso, as empresas precisam gerenciar melhor seus preços, para garantir a lucratividade e sua perpetuidade.

O presente artigo busca identificar um método eficiente de precificação, baseado nos custos variáveis, no plano de venda e no lucro da empresa estipulado.

O objeto de estudo é o Supermercado Top Rede, localizado no Estado do Espírito Santo, que aumentou em mais de 3 vezes sua oferta de produtos e quase 2 vezes o número de trabalhadores.

Para este trabalho, os autores usaram estudo bibliográfico, pesquisa, entrevista e análise de dados em simulação de Monte Carlos.

O Setor Supermercadista e a Gestão Estratégica de Custos

O artigo menciona que a inexistência de uma gestão de custos nas empresas de pequeno e médio porte. As questões são tratadas por intuição e na prática do dia-a-dia.

Dessa forma, os autores comentam que a gestão de custos por meio de custo variável melhor representa os custos, pois, uma vez pagos os custos fixos, têm-se idéias da quantidade de produtos necessários para geração de lucro, assim como seus preços.

Acrescentando a esse comentário, acredito que a apuração de custos por meio de custos variáveis gera uma segunda análise que é a de margem de contribuição. É analisar quais produtos estão melhor contribuindo para o resultado financeiro.

Formação do Preço de Venda

Segundo os estudos dos autores, a importância de uma correta formação dos preços está na vantagem que a empresa pode obter em relação à concorrência, à demanda, aos objetivos financeiros da empresa, na estratégia de marketing, dentre outros.  Por isso é importante, antes de tudo, determinar a política de preço que será adotada pela empresa. Seja ela a maximização dos lucros, a participação de mercado, trabalhar a “nata” do mercado ou a relação preço/qualidade. E, somado a isso, é muito importante ficar atento aos impostos, ao momento econômico em que o país se encontra e ao relacionamento com fornecedor.

Dentre os métodos citados no artigo para a precificação, destacam: Método baseado no custo das mercadorias; Método baseado nas decisões das empresas concorrentes; Método baseado nas características do mercado e Método misto.  Porém, o mais importante, segundo os autores, é ter um profissional que tenha conhecimentos para apuração de preço e de mercado. Cedo ou tarde, é possível verificar essa falta de qualificação profissional refletida nos resultados da empresa.

A Pesquisa

O estudo realizado pelos autores foi, inicialmente, identificar os custos fixos, os custos variáveis e o volume de vendas um período de três anos. A partir dessa primeira análise, determina-se o custo de funcionamento da empresa, ou seja, o percentual do preço de venda que é destinado para cobrir as despesas fixas. Apurou-se o volume máximo de custos fixos e o mínimo de receitas, uma intenção conservadora.

Para a margem de lucro, foi estipulada pelo proprietário uma faixa de valores máximos e mínimos. A partir daí, fizeram simulações com valores dentro dos desejados, para traçar a faixa média da margem padrão. Depois fizeram uma análise de e, por fim, uma simulação de sensibilidade.

Num segundo momento, foi realizado um estudo de cenários por meio do método de simulação de Monte Carlo utilizando-se o software Cristal Ball, possibilitando a identificação da probabilidade da ocorrência do lucro desejado de acordo com os cenários.

Considerações Finais

De acordo com os autores, para uma eficiente tomada de decisão é necessário uma análise baseadas em métodos e não somente aquela realizada pelos gestores por meio de intuição.

Segundo os autores, para tomada de decisão num meio de incertezas, o método de Monte Carlo é uma ferramenta para embasar as decisões em termos probabilísticos.

E finalizam concluindo que a gestão dos custos com o uso de ferramentas geradoras de informações gerenciais, como as demonstradas neste artigo, pode criar oportunidades para empresas de varejo melhorar seu desempenho em faturamento, lucratividade e melhor alocação dos custos, antecipando-se a ocorrência de cenários e tomando decisões que minimizem os efeitos dessas mudanças.

Minhas Considerações

Gostaria de mencionar que o presente artigo não explorou o assunto sobre análise de risco. Foram realizados estudos e utilizados o Método de Monte Carlo – Crystall Ball, porém não foi explorado o embasamento teórico a  gestão de risco.


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