Autor do artigo: Bruno Stramandinoli Moreno
MORENO, B.S. / UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v.3, n.2, p.33-38, set 2002
O presente artigo se refere ao novo papel do departamento de RH num contexto social moderno. O texto é desenvolvido baseado na mudança da estrutura social, devido às novas ferramentas de trabalho. O autor abre uma discussão a partir da era industrial, exigindo das pessoas a competência e habilidade para preenchimento exclusivo do cargo. Porém, no mundo moderno, o RH tem que ter sua função estratégica, pensando não somente alinhar as pessoas aos objetivos organizacionais, mas ter visão das necessidades dos clientes externos.
Segundo o texto, a nova ordem econômica é caracterizada pela era do conhecimento, onde o capital é sustentado por três pilares: a informação, o conhecimento e a comunicação. A partir desses pilares, o RH tem seu trabalho na adequação das pessoas a essa nova cultura nas relações de trabalho. É desenvolver atitudes intangíveis, como a capacidade de trabalhar em equipe, ser integrado e participativo, possuir uma visão holística estratégica do negócio, ter espírito empreendedor, dentre outras capacidades que, juntas, conseguem fazer do indivíduo uma pessoa capaz de gerar conhecimento para produzir inovação e garantir a capacidade competitiva da empresa.
A nova missão do RH, portanto, segundo o artigo, é ter um RH centrado nas características subjetivas do ser humano, tais como: emoção, sentimentos, prazer, satisfação, sonhos, criatividade e intuição.
Dentre as mudanças geradas na economia moderna, destacam-se:
Ø A globalização que tornou o mundo dos negócios numa acirrada competição;
Ø Clientes mais exigentes conscientes de seus direitos;
Ø A tecnologia mudando a forma de trabalhar e de viver das pessoas;
Ø A inovação, conseqüência da evolução tecnológica, que oferece produtos cada vez mais elaborados;
Ø Valorização do capital intelectual como um sistema de informação da organização;
Ø A definição de emprego: trabalhos com e sem vínculo empregatício;
Ø As reestruturações das organizações para buscar competitividade;
Ø A necessidade da agilidade no processo de tomada de decisão trazendo um foco estratégico na organização.
A nova missão do RH deve ser, segundo o artigo, buscar uma vantagem competitiva para a organização, com foco em resultados, por meio das pessoas, utilizando seus processos internos. O RH participaria ativamente das decisões estratégicas dos negócios, fazendo seu papel de conselheiro e agregando valor à organização.
Para isso, os serviços tradicionais do RH, relacionados ao ciclo de vida do funcionário na empresa, não é suficiente para a nova gestão de pessoas. O RH deverá ter visão estratégica para adicionar valor ao cliente externo. É pensar em resultados ao invés de programas.
adorei a resenha faço Gestão de RH e confesso que no começo não gostava muito mas agora estou me interessado bastante tanto é que em pesquisar na internet achei essa resenha bem interessante.
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